O deputado federal Pinheirinho assumiu nesta quarta-feira (27) a presidência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, substituindo o deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) no cargo. O deputado Pedro Westphalen (PP-RS) foi eleito 1º vice-presidente do colegiado.
Em seu discurso, o deputado ressaltou algumas questões sensíveis e importantes que a Comissão precisará enfrentar como a defesa do SUS, o controle de medicamentos, a estrutura dos hospitais públicos, as Santas Casas e hospitais filantrópicos, os direitos das crianças, da mulher e do idoso, a atenção básica; a falta de médicos no interior do Brasil; a longa espera para consultas, cirurgias e até mesmo no atendimento de urgências; o tratamento do câncer; a dependência química; superlotação hospitalar. além de doenças raras e doenças negligenciadas.
Pinheirinho ressaltou ainda que a comissão é uma das mais importantes da Casa, por tratar de questões de saúde e de seguridade social, e que os trabalhos serão conduzidos com diálogo. O deputado destacou, ainda, que uma das prioridades será a defesa das santas casas, que “atendem mais da metade da população brasileira no que diz respeito à média e alta complexidade”.
Além disso, segundo ele, o colegiado vai acompanhar os efeitos da emergência de saúde pública da Covid-19 e a vacinação.
Matéria: Equipe Deputado Pinheirinho
Fotos: Reprodução/Câmara dos Deputados