O Governo lançou no dia 13/06, uma linha de financiamento para Santas Casas. Serão disponibilizados cerca de R$ 1 bilhão por meio do BNDES para instituições sem fins lucrativos que atendem pelo SUS.
Com o nome “BNDES Saúde” o programa pretende auxiliar na implantação, ampliação e modernização das instituições. Além de contribuir com melhorias na gestão, governança e eficiência de operação.
Pinheirinho participou do evento e agradeceu a Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a iniciativa. “As Santas Casas e instituições filantrópicas precisam desse socorro. Elas são responsáveis por boa parte dos atendimentos da saúde no Brasil e a grande maioria se encontra em crise financeira”, ressaltou o deputado federal.
Toninho Pinheiro também participou do lançamento ao lado do Presidente Bolsonaro. O ex-deputado é um grande defensor das Santas Casas no Brasil. E grande articulador das melhorias já alcançadas pela categoria.
Segundo o ministro da Saúde, a taxa de juros não chegará a 9% ao ano. Valor bem menor do que o cobrado no mercado, em torno de 20%. O prazo máximo da operação de crédito pode chegar a 18 anos no apoio a investimentos de modernização ou ampliação das unidades.
Em 2018 os hospitais filantrópicos disponibilizaram quase 129 mil leitos no SUS, em torno de 38% do total de leitos disponíveis no país. O país possui hoje 2.147 entidades filantrópicas que prestam serviços ao SUS. As entidades atendem em 1.308 municípios de todas as regiões do país.