As fortes chuvas das últimas semanas em Minas Gerais deixaram várias famílias desabrigadas, ruas destruídas, pontes quebradas e tudo isso em meio a um cenário epidêmico. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) contabilizou, nas últimas 24 horas, mais cinco cidades em situação de emergência em Minas Gerais por causa das chuvas. Com isso, o número total chega a 402, o que representa 47% dos 853 municípios mineiros. Os dados foram divulgados na manhã deste sábado (22).
O deputado federal Pinheirinho na tentativa de minimizar o sofrimento das vítimas e os impactos causados pelas fortes chuvas, levou um pedido de ações integradas e emergenciais, ao governo local e federal, além de visitar os municípios atingidos pelas chuvas, como Brumadinho, Mário Campos e Várzea da Palma.
Entre as ações feitas pelo deputado estão um ofício ao Ministro da Cidadania João Roma pedindo imediata ação de socorro de doações de cestas de alimentos, kits de limpeza, colchões, água potável e todo o suprimento necessário para vários municípios de Minas Gerais atingidos pelas fortes chuvas.
O deputado Pinheirinho fez também um pedido de ações ao governador Romeu Zema e ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando ações integradas e emergenciais para minimizar o sofrimento das pessoas como concessão de linha especial de crédito para profissionais liberais, produtores rurais, pequenas e médias empresas, que possuem menor diversificação de receitas, menor capacidade de absorção de perdas, e também uma atuação preponderante no setor de serviços, que foram bastante atingidos. E ainda um ofício à Ministra da Agricultura Tereza Cristina e a à Secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria, solicitando linha especial de crédito para produtores rurais, agricultores e agropecuários, que possuem menor diversificação de receitas, menor capacidade de absorção de perdas e que foram bastante atingidos.