Unidades Básicas agora podem funcionar até às 22h

Os municípios já podem solicitar ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básica de Saúde. Agora, os postos poderão funcionar até às 22 horas. No horário do almoço e nos finais de semana também.

Esse é um pedido que Pinheirinho tem feito ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, desde o se tornou deputado. Segundo ao parlamentar, “as pessoas saem para trabalhar cedo. Chegam muito tarde e muitas vezes os pais e mães de família não conseguem ter acesso ao serviço de atenção básica de saúde”.

Para solucionar esse problema, o Governo Federal lançou o Programa Saúde na Hora. Ele foi instituído pela Portaria nº 930, de 15/05/2019.  Ela foi assinada pelo Ministro da Saúde, na presença de Pinheirinho e de outros deputados que defendem melhorias na saúde pública do país.

Ao todo, 2.289 Unidades já estão aptas no Brasil para participarem. Elas possuem 3 ou mais Equipes de Saúde da Família.

Os requisitos para aderir ao Programa são: abrir no horário do almoço, à noite e, se quiser, aos finais de semana. Possuir gerente de USF, dedicado exclusivamente à administração da unidade. Ter prontuário eletrônico implantado e atualizado. Possuir infraestrutura adequada para comportar as Equipes de Saúde da Família. As equipes são compostas por médico, enfermeiro, odontologista e auxiliar de enfermagem.

Para aderir ao Programa, as secretarias municipais devem enviar proposta ao Ministério da Saúde, por meio do sistema E-Gestor. Deve indicar quais são as USF que desejam adaptar para o modelo de horário estendido. É necessário respeitar a demanda e realidade local. Após análise e aprovação do pedido, o Ministro da Saúde repassa o incentivo no momento de início do horário estendido, além de recursos para custeio mensal.

Assista o pronunciamento de Pinheirinho, sobre o Programa Saúde na Hora, no Plenário da Câmara. Clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *